MULAN

mulanMULAN é um filme de animação dos estúdios Disney lançado nos cinemas norte-americanos pela primeira vez em 5 de junho de 1998. Embora não tenha tido um sucesso comparável á maioria das produções da década de 1990, apresentou um desempenho satisfatório nas bilheterias.

O filme foi o primeiro animado da Disney a ser produzido nos estúdios da Flórida. Obviamente a qualidade técnica da animação não foi afetada – pelo contrário, MULAN é um dos filmes mais thttp://www.disneypedia.com.br/wp-admin/post.php?action=edit&post=2027ecnicamente perfeitos da Disney, com cenários, animações e efeitos especiais deslumbrantes.

SINOPSE

Mulan, uma garota rebelde e diferente das outras meninas dessa sociedade tão tradicional, descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos! Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial.

ELENCO

Inglês/Português

Mulan – Ming-Na (Fala), Lea Salonga (Canções) / Kakau Gomes
Li Shang – B.D. Wong / Cláudio Galvan
Mushu – Eddie Murphy / Mário Jorge
Shan-Yu – Miguel Ferrer / Leonardo José
Yao – Harvey Fierstein / Isaac Bardavid
Ling – Gedde Watanabe / Manolo Rey
Chien Po – Jerry Tondo / Deco Fiori
Fa Zhu – Soon-Tek Oh / Ênio Santos
Fa Li – Freda Foh Shen / Nádia Carvalho
Avó Fa – June Foray e Marni Nixon / Selma Lopes
Chi Fu – James Hong / Isaac Schneider
Imperador – Pat Morita / Arthur Costa Filho
General Li – James Shigeta / José Santa Cruz

PRODUÇÃO/CURIOSIDADES

- Quando Mulan canta “Reflection”, seu reflexo aparece em algumas rochas, onde há algumas inscrições, onde podem ser lidos os nomes de vários animadores que trabalharam no projeto em uma língua chinesa antiga.

- A cena onde Mulan prende Shan Yu com uma espada apresenta uma arte macial real.

- Bruce Willis chegou a ser cogitado para o papel de Shang (vale lembrar que Shang foi dublado em chinês por Jackie Chan).

- Única trilha que Jerry Goldsmith compôs para a Disney. Foi também o seu último trabalho indicado ao Oscar (melhor trilha sonora).

- “Réplicas” dos diretores Tony Bank e Barry Cook aparecem no clímax, quando Mushu procura os fogos de artifício.

- “Fa” é a pronúncia do nome da família de Mulan em cantonês. Em Mandarim, a pronúncia correta seria “Hua”, que significa “vaso de flores”.

-  Em versões originais do filme, eram mostradas cenas de Mulan e Shang tornando-se noivos e trocando os amuletos Yin-Yang. A ideia foi descartada, mas foi reutilizada na sequência produzida diretamente para o vídeo em 2004.

- A Disney inicialmente não aprovou a ideia de ter um dragão acompanhando Mulan durante o filme, pois temiam que ia parecer muito grande e ameaçador. Só aceitaram a ideia após a justificativa de que na cultura chinesa, os dragões podem ter qualquer tamanho. Assim, Mushu, um pequeno dragão, nasceu. Há referências há este conflito no filme, quando Mulan o chama de “Anão”, e ele responde “Of course! I’m travel size for you convenience! If I was my REAL size your cow (Khan) here would die of fright!” (Claro! Eu estou no meu tamanho de viagem para sua conveniência! Se eu estivesse em meu tamanho real, sua vaca aqui ia morrer de medo).

- A voz de um dos ancestrais foi feita por Barry Cook, um dos diretores, que não é creditado pela atuação no filme.

- O nome de Chi Fu significa “irritar”, em Mandarim.

- Os supervisores artísticos do filme passaram 3 semanas na China esboçando, fotografando e absorvendo a cultura. Animadores digitais usaram a mais nova tecnologia para adicionar detalhes e técnicas de câmera que antigamente não eram possíveis. Eles usaram um programa chamado “Atilla” para fazer a sequência que mostrava mais de 2.000 hunos em seus cavalos.

-  Na lenda original chinesa em que este filme foi baseado, Mulan tem êxito, e deixa o campo de batalha com grandes honras. Meses mais tarde, companheiros de Mulan vêm em busca de seu “irmão” de armas, e ficam chocados ao descobrir que ela é uma mulher.

- Lea Salonga, cantora premiada que interpretou Jasmine durante as canções de ALADDIN, chegou a se candidatar para fazer o papel de Mulan (tanto nas falas quanto nas músicas). Como suas falas não foram muito bem vistas, ela ficou responsável apenas pelas canções.

- Quando Shang pergunta seu nome á Mulan,ela responde: “Ah Chew” – uma possível referência a ‘Pat Morita “(o imperador). Ah Chew foi personagem de Morita em “Sanford and Son” (1972).

- O 36º filme de animação da Disney.

- Originalmente planejado como um curta animado intitulado “China Doll”, sobre uma garota oprimida e miserável chinesa que é arrastada por um príncipe britânico Encanto para a felicidade no Ocidente. Então o consultor e escritor de livros infantis da Disney  ‘Robert San Souci’ sugeriu fazer um filme do poema chinês, ‘The Song of Fa Mu Lan’, assim o 2 projetos foram combinados.

- O Desenvolvimento começou em 1994, quando a Disney enviou um seleto grupo de supervisores artísticos para a China para uma semana de aclimatação e curso de inspiração.

- Os empresários da Disney estavam muito interessados em obter o apoio do governo chinês, esperando suavizar mais as relações após a virada causada pelo polêmico lançamento Kundun (1997), produção financiada pelo estúdio.

- Creditado pelo lançamento da carreira de Christina Aguilera, cuja primeira canção a ser lançada nos E.U.A foi o tema do filme, a música ‘Reflexão’. A música foi um sucesso tão grande que rendeu um contrato de gravação com a RCA Records.

- Primeiro filme da Disney a lidar claramente com a guerra e a ter uma heroína asiática.

- Primeira atuação cômica de Eddie Murphy em um filme animado. Ele é mais reconhecido neste campo pelo animado da DreamWorks, SHREK, onde fez o papel do burro.

- Em certo ponto, Stephen Schwartz (POCAHONTAS) foi cogitado para ser o lirista para o filme. Como não poderia fazê-lo o trabalho foi para David Zippel que tinha trabalhado em HÉRCULES (1997).

- Mulan e seu pai foram animados pelo mesmo artista – Mark Henn – no intuito de fazê-los mais parecidos.
- Contou com uma equipe de mais de 700 pessoas.

- Foi o primeiro DVD da Disney lançado nos EUA.

- As palavras da abetura foram obtidas simplesmente colocando tinta em papel de arroz.

- Na China, os grilos de fato são considerados provedores de sorte, daí a personagem de Gri Li.

- Mushu foi animado pelo irmão gêmeo do diretor Tony Bancroft, Tom Bancroft.

- MULAN abriu seu fim-de-semana com $22,7 milhões de dólares, superando os antecessores HÉRCULES, que arrecadou $21,5 milhões, e O CORCUNDA DE NOTRE DAME, que arrecadou $21,03. Nas bilheterias americanas, também superou os antecessores, arrecadando mais de $120,6 milhões. Entretanto, seu desempenho ao redor do mundo ($304,3 milhões) foi o pior da Disney na década para uma animação, na frente apenas de HÉRCULES.

Imagens
This entry was posted in Filmes and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to MULAN

  1. Luís Fernando says:

    Esse é um dos melhores filmes da Disney! É uma história comovente e ao mesmo tempo muito bem-humorada, “Mulan” pode fazer qualquer dar inúmeras gargalhadas! A Disney produziu um excelente longa-metragem!

    Os personagens também são bastante carismáticos: a destemida e corajosa Mulan, o divertido Mushu, o fascinate Gri-li, od atrapalhados gurreiros, o valente Li Shang até o terrível Shan-Yu. Todos tem um papel importante na história.

    Os cenários são muito belos, dão a sensação de que estamos em um país oriental; desde o jardim da Família Fa até as montanhas nevadas.

    A trilha também é ótima. Gosto de todas as músicas, minha favorita é “Imagem” cantada por Mulan (também gosto muito daquela música que ouvimos quando Muloan se disfarça e foge de casa).

    Uma das coisas que mais me surpreendem no filme é os efeitos epeciais e as técnicas computadorizadas como por exemplo o exército dos Hunos nas montanhyas, que realmente deixa qualquer de boca aberta.

    É um ótimo filme recomendado para todos os públicos pois fala de coragem, determinação, honra e amor! Não consigo entender por que não teve uma bilheteria igual á de outros clássicos como “Alladin” ou “O Rei Leão”… Dou nota 10!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>